quarta-feira, 26 de julho de 2017

Relato de viagem à África - parte 2 - O que fomos fazer lá?

Oie povos!!!

E vamos continuar sobre o meu relato de viagem para a África.....

Então....lets go!

Por que fomos pra África / Moçambique? porque, como já expliquei  neste post aqui http://coisasdiluzilio.blogspot.com.br/2017/06/vou-pra-africa-daqui-6-dias-omg.html ( vai lá ler tá kkkk) fomos implantar a Educação por Princípios bíblicos, e fomos fazer uma fórum para capacitação dos professores.

Ao chegarmos lá, montamos os kits para os participantes, revisamos nossas palestras, pois cada uma de nós tinha uma por dia por em média 1:30h , ou seja, o dia todo. 

Foram cinco dias de fórum e mais dois de implantação.

No 2ºdia, comecei a sentir um mal estar intestinal ( se é que você me entende kkk) e enjôos, muitos. Pensei que tinha contraído uma infecção intestinal, mas não, foi bem pior! No dia seguinte comecei a ter muita dor abdominal e a me sentir febril! Fiquei pela manhã no fórum, mas após o horário do almoço não consegui!!!
Fui para a casa que estávamos hospedadas e fiquei com muita febre a tarde toda! afff não era um bom sinal, sendo assim, após 3 dias com intensa diárreia e sem comer, fomos ao hospital fazer o teste da malária e infelizmente sim, eu peguei !!! (#lembrancinhademoçambique)

Mas Deus é tão bom, mas tão bom, que consegui dar as minhas palestras nos quatro dias, somente no último que não consegui por causa da fraqueza e porque estava começando a ficar desidratada nééé!!

Enfim, consegui participar e no último dia, fiquei de repouso e a tarde fui na formatura deles e na confraternização.

Tivemos muitos desafios: adaptar o conteúdo aos contexto deles na última hora; fazer com que entendessem da melhor maneira possível, pois apesar de lá se falar o português de Portugal, tem muitas difereças sim na língua, dentre outros.

Quando estávamos encerrando o Fórum, os alunos/ professores, vieram cantando nos entregar um presente  para nós quatro!!! fiquei tão emocionada, me senti tão honrada, tão abençoada, feliz por estar fazendo parte daquele momento lindo. Sabe qual era o nosso presente???????? um galo. Simmm isso mesmo, um galo. Numa gaiola toda enfeitada.

Pode parecer bizarro para nós, na nossa cultura, mas pra eles, esse é um presente de honra gentchi. Claro que não trouxemos pq não tinha como, mas doamos à ajudante da missionária Iza que nos acolheu e ela fiquei muito emocionada também.

Quero deixar aqui, o meu agradecimento eterno à Iza e ao Francis primeiramente, que me trataram como filha, me levando no hospital, comprando frutas, remédio, e com o mingau maravilhoso da Iza que me levantou da cama kkkkk; à Deus pelo livramento ( sem palavras ), à todos os pariticpantes do fórum, que oraram todos os dias por mim; à Joseane, que  foi uma benção, à equipe, que me cuidou com muito amor...enfim vocês sabem como é ruim ficar doente, e longe de casa então....misericórdia!

Já estou bem e pronta pra outra....viagem é claro kkkk

Valeu a pena todo o esforço, dinheiro, estudo e tudo que tive que fazer para estar lá. Com certeza voltarei, pois eu não nasci na África, mas ela nasceu no meu coração!

* Desculpe se esqueci de mencionar alguém!!

Ainda farei mais um post sobre a África, com curisadades e sobre os projetos que visitamos!

Comentem aqui e me ajudem a divulgar!


Bjkas

Lú Zilio


 Aqui eles estão mostrando os lapbooks que aprenderam a fazer. Lindos. Um capricho!
Essa é a Joseane ( a alta ), brasileira que está lá há quase 1 ano

A Sarah recebendo o diploma de participação

Missionária Isabela ( a com o lapbook)


Equipe linda!!


Dinâmica



Eles aprendendo a jogar dominó. Eles não conheciam! amaram!

Olha que buniteza kkkkk


Bolin da confraternização, doado pela Missionária Verônica.... e comi sim, já estava passando mal mesmo kkkk!





segunda-feira, 24 de julho de 2017

Resenha Literária - Livro Uma menina chamada Sozinha

Oie povos!!!

E hoje, quero falar deste livro MA RA VI LHO SO!!!
O nome dele é Sozinha!

Trata-se de um relato parte real parte fictício, que conta a experiência de uma moça que vai à África em missão e conhece a menina chamada Sozinha.

Só pra vcs entenderem, lá na África, muitas pessoas têm nomes muito diferentes, digamos assim. Eu mesma conheci e ouvi falar de nomes como: Matheus20, Miséria, Tristeza e assim por diante. Geralmente tem a ver com o contexto de vida da pessoa.

Fiquei impactada com esse livro, que conta a triste história de uma menina, que perdeu a mãe durante o nascimento dela, e que essa mãe era praticamente uma criança, e Sozinha era fruto de um estupro.

Sozinha cresceu como o próprio nome diz, sozinha. Começou a ser violentada aos 5 anos de idade e não "apenas" estuprada", mas diminuída, violentada moralmente e tals até os 13 anos de idade.

Mas aos 8 anos, um grupo de "rancos"(molungas) passaram um filme sobre um homem chamado Jesus, com o qual se identificou, pois ele também era pobre, buscava água no poço, foi ridicularizado por outros, negado e traído.

Ela engravidou aos 12 anos, também fruto de uma estupro coletivo, mas acabou perdendo o bebê. Após esse fato, ela resolve fugir da tribo em que morava, até chegar na cidade grande, onde ouviu dizer, que poderia ouvir mais desse homem chamado Jesus, pois desde o dia que viu aquele filme, ela nunca mais foi a mesma, e não se sentiu mais sozinha.

Na cidade grande ela conhece Valente, um menino muito inteligente, que também se converteu com o filme dos molungas, e montou uma escola com a ajuda dos brancos.

O sonho de Sozinha era aprender a ler e a escrever e ela conseguiu uma chance.

Será que ela conseguiu vencer a fome, o preconceito, a baixa autoestima?

Você vai ter que ler! kkkkk

Vou parar por aqui, mas quero muito indicar esse livro. Conheci e li ele lá na África,porque minha amiga de equipe levou esse livro e lendo lá, entendi muito bem essa realidade de Sozinha, que infelizmente é a realidade de muitas meninas lá. É muito triste isso, mas é verdade.


Livro Nota........5/5

Espero que fiquem com vontade de ler esse livro de tão fácil leitura, que chorem e sorriam, assim como eu!!

Bjkas

Lú Zilio


domingo, 23 de julho de 2017

Relato de viagem - África Moçambique 2017 - Como foi a viagem? Parte 1

Oiii oi oi meus povos!!!!

Volteiiii e não sei se é pra ficar!!! brincadeirinha kkkkk!!

Pensei  e pensei em como eu poderia escrever sobre tudo o que aconteceu e como foi a minha experiência nessa viagem, nessa missão, e resolvi que vou contar por partes, porque daí consigo explicar bem certinho e colocar as fotos aqui pra vcs ok?!

Vamos lá então....

Saí de Curitiba - Pr no dia 04/07/17 às 14:18 hrs, iniciando então a saga, porque meu Deussssssss que longe e cansativa seria meu povo, acho que vcs vão perceber kkk. Me encontrei com a equipe em Guarulhos - SP e dalí sairíamos às 18:00 hrs para Johannesburg na África do Sul. Foram 12 hrs de vôo, na classe econômica é claro kkkk ( pois por uma pequena diferença de 16,000,00 poderíamos ir em first class ). De lá eu e a Verônica pegamos um vôo para Maputo, onde ficamos quase 5 horas e já aproveitamos para conhecer a cidade, que é bem bonita e tem praia. Onde também pudemos almoçar num lugar bem legal ( presente de Deus ).

De Maputo pegamos mais um vôo de 2:15hrs até a cidade de Nampula! ufaaaa!!!! parte aérea ok! veja no mapa abaixo pra vc entender que cruzamos o país praticamente.




Chegamos lá e fomos recebidos pelos missionários Iza, Francis, Selma, e Beth e pelas outras duas da equipe que já estavam lá ( tivemos um probleminha na compra da passagem e nos separamos em Maputo, mas tudo ok), ganhamos a bandeira de Moçambique e nos sentimos muito amadas.

Fomos para um hotel, no qual pernoitamos porque no outro dia teria mais quase 400 km de carro, sendo uma parte em estrada de chão e muuuuiiiita poeira até chegar em Cuamba no estado do Niassa, e lá seria o nosso destino final nos próximos 10 dias, que contarei no próximo post.

Ao chegarmos lá, no seminário ITEC, fomos recebidas de uma maneira sem igual, com cantos lindos pelos queridos irmãos que nos aguardavam, e digo com sinceridade, não esperava nado disso!
Foi uma emoção só, chorei horrores, me senti amada do pai, e tive a convicção do meu chamado; mais que isso, senti a presença linda do Senhor alí, naquela simplicidade maravilhosa. Senti que jamais eu seria a mesmo que embarcou em Curitiba.

Eles foram nos cantando e de repente as mulheres vieram e nos vestiram com as capulanas (panos coloridos que são usados para ornar a cabeça e como se fosse uma saia). Lindo demais.

Muitos detalhes né?

Mas continuaremos no próximo post, espero vcs!

Quem quiser perguntar algo, fique à vontade!

Bjkas 


Lú Zilio

Praia em Maputo

Eu fazendo pose em Maputo kkk


Aeroporto

Esse é o My Love - o modo como muitos viajam. É um caminhão cheio de gente bem juntinha kkk por isso o nome!

Os queridos que nos recepcionaram


Presentes em nossas camas


Ganhamos esse mapa em tecido também, muito lindo!
Nós já como africanas / Mozambicanas

A equipe mais linda kkkk em Guarulhos na ida